quinta-feira, 27 de maio de 2010

“A renovação da águia” ou mais uma lenda da Internet?

De vez em quando recebo e-mails com a história da renovação da águia. As formas são as mais variadas, desde textos corridos, passando por apresentações PowerPoint, até vídeos. Também muitos profissionais da área de treinamento contam e recontam a fábula da renovação da águia.

O que me preocupa é que em certa ocasião, antes do início de uma reunião da Seicho-No-Ie, exibiram um vídeo sobre a renovação águia. Também já vi colegas preletores narrando a renovação da águia e afirmando em suas palestras que a história é verídica.

Para quem não conhece a fábula, em linhas gerais, ela diz que por volta dos quarenta anos a águia é obrigada a renovar-se ou morrer. Nesse processo de renovação a águia arranca o próprio bico e as unhas já envelhecidas e finalmente arranca as próprias penas. O processo duraria aproximadamente 150 dias. Depois com bico, unhas e penas novas a águia viveria até os 70 anos.

Nós que participamos do Movimento da Seicho-No-Ie temos um compromisso com a Verdade. Não somente a Verdade absoluta, esta com letra maiúscula, mas também com a correção das informações, com a precisão dos dados etc. Voltando à fábula da águia, não é de estranhar que neste mundo de alta tecnologia, nos inúmeros vídeos que circulam por aí, em nenhum haja qualquer cena em que a águia se auto-mutila? Também não há sequer uma sequência de fotos retratando este doloroso processo do animal.

Segundo o falcoeiro profissional André Luiz Bizutti, a águia só vive aproximadamente 30 anos e não passa pelo processo descrito na fábula. Segundo ele, a águia jamais poderia ficar 150 dias sem comer, pois morreria, provavelmente, no oitavo dia. Podemos concluir que a renovação da águia, tal qual descrita, não passa de lenda da Internet.

Sobre a águia consta em O Livro dos Jovens: “A águia, quando seu filhote mal consegue voar, destrói o ninho e joga-o no ar, para fazer surgir em seu filho aquela poderosa força do rei das aves.” É importante termos certeza de que as informações são precisas. E, mesmo em se tratando de informações precisas, devemos antes de usarmos em nossas preleções mensagens motivacionais ou de auto-ajuda, por mais que sejam emocionantes, estarmos seguros de que elas são condizentes com os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Afinal, não é fundamental recorremos a esses recursos, pois temos a disposição vasta literatura e nossa própria vivência para ser compartilhada com os adeptos.

 

 

 

 

 

criado por Eduardo Nunes da Silva    16:17:17 — Arquivado em: Sem categoria

1 Comentário »

  1. Comentário por helton — sábado, 7 de julho de 2012 @ 17:22:28

    Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça http://www.tvdigitalnopc.com.br

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://edununes.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.